Posted by on set 28, 2012 in News

O ano de 2012 (ano 4710 no calendário chinês) é o ano do Dragão do elemento Água, polaridade Yang, que iniciou em 23/01/2012 às 23:00h e terminará em 12 de fevereiro de 2013 às 22:59h. Para a tradição oriental, o ano do Dragão é um ano em que o pequeno poderá se tornar grande. Novos empregos, novos rumos para as leis, para a educação e para a saúde, principalmente para as tecnologias. Este será o ano da indústria, do investimento, dos grandes projetos, das grandes construções e das grandes descobertas – tudo será monumental, e isso vale para a as transformações pessoais também.

As pessoas poderão descobrir o quão majestosas são. Isso não é magnífico? A forma de se conseguir esta façanha é criando, ousando, arriscando, inventando e inovando. Este é o ano da coragem de assumir grandes riscos através da crença pessoal no próprio potencial.

O Dragão sabe que é o melhor e o maior animal dos 12. Ele sabe que tudo o que ele toca vira ouro. As mudanças no cenário destes próximos dois anos serão muito marcantes, pois, ao contrário do Coelho, que gosta de fazer tudo sossegado e falar da vida dos outros para não ter que falar da dele, o Dragão gosta de fazer as coisas para todo mundo ver e adora falar de si mesmo, gabar-se e se sentir o melhor do mundo! O ano do Dragão é exagerado em tudo o que sente, pensa e faz. As demonstrações de gratidão, amor, carinho, afeto, respeito e orgulho serão tão exageradas quanto às demonstrações de rancor, mágoa, despeito e agressividade. Tanto para o positivo quanto para o negativo, os acontecimentos deste ano serão grandiosos. O importante mesmo é que tudo o que aconteça esteja na boca do povo, abismado, pasmo com tanta grandiosidade.

Haverá mudanças radicais nas tendências da moda, nas formas de cuidar do ambiente, de cuidar da alimentação, nos exercícios físicos, nas metodologias cirúrgicas e tecnológicas. Muitas idéias novas e quase bizarras vão pegar. Tudo o que antes parecia inadmissível e inaceitável será reconhecido e estimado neste ano.

Haverá grandes comemorações, feiras internacionais, eventos, pactos entre países e grandes empreendimentos – tudo para ficar maior e melhor. A competição no mercado estará acirrada e isto vale também para o nível pessoal: competição na amizade, no amor, na aparência, na ostentação e no currículo. Mas cuidado. Só aposte e se exponha onde você realmente estiver pronto para investir e competir. Arriscar-se sem a certeza de estar à frente dos outros poderá ser catastrófico. Como as pessoas estarão falando muito umas das outras, você poderá cair em descrença rapidamente por um simples descuido.

Haverá grandes mudanças climáticas, acompanhadas de terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e inundações. Por ser um ano regido pelo elemento Água, as inundações, chuvas e ventos fortes serão constantes. Entretanto, como no ano do Tigre, que começou com os desastres em Porto Príncipe, Chile e Angra dos Reis, as catástrofes servirão de motivo para as nações ajudarem-se mutuamente – o Dragão tem grande necessidade de ser reconhecido por seus atos de altruísmo e heroísmo. Lembre-se que os maiores acordos de Paz são feitos em tempos de guerra.

Em nível pessoal, será um ano de egos inflamados. Chegou a hora de colocar os planos em prática. Haverá briga e disputa por poder e status. As pessoas poderão se magoar facilmente, por isso é sábio não pisar em ninguém e nem passar as pessoas para trás. O Dragão só perdoa tais atitudes no Rato e no Macaco. Então, se você não é Dragão, nem Rato, nem Macaco, comporte-se! Bancar o espertinho este ano poderá lhe trazer prejuízos irreparáveis. A vingança estará no ar pelos próximos 3 anos consecutivos e as mancadas só poderão receber perdão no ano do Carneiro – 2015. Embora 3 anos passem rápido, é bom lembrar-se de que 2013, ano da Serpente, será o ano da Conquista, e aqueles que estiverem maculados por seus atos, além de não conquistarem nada, ainda correrão o risco de perder conquistas anteriores e chegar em 2015 na miséria.

Outro alerta importante para o ano é o de não sair por aí contando suas idéias mirabolantes aos 4 ventos. As pessoas estarão muito atentas e muito ágeis. Alguém poderá pegar sua idéia e registrá-la antes de você terminar de explicar o que está planejando fazer. Porém, se você tiver uma boa idéia que não pode praticar sozinho, arrume boa parceria e coloque tudo no papel, assim você realizará um projeto e beneficiará alguém que pode lhe ajudar. Os ladrões deste ano não procuram dinheiro, mas idéias que rendam milhões.

No ambiente familiar, este será um ano de muitas cobranças e exigências. Vai haver muito trabalho e a possibilidade de reformas, consertos, reparos – todos os tipos de gastos inesperados. Alguns membros da família poderão representar grande demanda de cuidado e de despesa.

Profissionalmente, este é um ano desafiador! As pessoas que estiverem dispostas a investir na própria cabeça e que estiverem dispostas a cultivar a inteligência serão as vencedoras. Cursos de auto-imagem, de vendas, de marketing pessoal, de administração do tempo, de comunicação e de empreendedorismo farão bem a todo mundo. Você vai ter que ter a cara do que faz. Invista na sua imagem, na imagem do seu cartão de visitas, currículo online, monte um blog ou um site de seus negócios, anuncie, deixe que as pessoas conheçam o que você tem a oferecer. Competência escondida é desperdício e burrice! Aposte em você e deixe o mundo te conhecer. O reconhecimento virá e o dinheiro também.

Financeiramente, este é um ótimo ano para fazer um plano de previdência. Poupando pouco mensalmente, você poderá aproveitar este dinheiro no futuro. O ano do Dragão engole nossas finanças, por isso é imprescindível arrumar um meio obrigatório de poupar.

Com relação à aparência, o Dragão é um animal que se sente feio e está sempre procurando ficar mais bonito. Ele sabe que é majestoso, inteligente, sábio e poderoso, mas lá no fundinho, ele sente que sua aparência não condiz com seu potencial interno. Por esta razão, você vai sentir que também precisa melhorar sua aparência este ano. Faça isso! Embora se sinta meio feinho, diferente da Bruxa da Branca de Neve que manda o caçador matar qualquer pessoa mais bonita que ela, o Dragão procura meios de ficar mais belo e atraente. Aliás, se a Bruxa da Branca de Neve fosse Dragão, ao invés de contratar um assassino, ela teria ido à Hollywood fazer uma consulta com o Dr. Ray. Não que você deva vender sua casa para ir a Hollywood, mas invista na aparência. O Dragão não gosta de pessoas feias e, muitas vezes, fecha as portas para um profissional altamente competente porque a aparência não condiz com o cargo. Assim, seja o melhor que pode ser: cuide do corpo, dos cabelos, das roupas e brilhe!

Na saúde física, você deverá estar atento principalmente com questões de ordem circulatória. O Cão, que é oposto ao Dragão, é o animal mais comprometido do ano e este rege a circulação sanguínea e linfática. O ganho de peso este ano se dará principalmente por retenção hídrica, por isso, caminhadas e exercícios físicos serão muito benéficos. É importante passar por uma consulta médica e pedir exames de rotina. Se o stress tomar conta de você, procure um psicólogo, psiquiatra ou um cardiologista se este stress estiver causando palpitações ou angina. A coluna vertebral também estará suscetível a problemas e aulas de alongamento, natação ou yoga poderão servir de prevenção. A dica para a saúde é alimentar-se bem, pois como o órgão chefe do ano é o estômago, você deverá se alimentar em intervalos não menores que 3 horas e não maiores que 4 horas. O estômago não deve ficar vazio por longos períodos, isso poderá lhe render uma gastrite ou até mesmo úlceras gástricas. Como o estômago metaboliza proteínas e estas alimentam nossos músculos, dietas mirabolantes poderão comprometer os músculos, tendões e fígado. Comprometendo o fígado, os músculos ficam fracos, a coluna vertebral sofre com sobrecarga, o sono fica sem qualidade, o corpo e a mente não descansam, o stress aumenta, o coração e a circulação sanguínea ficam comprometidos e você entra num ciclo irreparável de distúrbios fisiológicos e emocionais e o ano passará dentro de consultórios médicos e o dinheiro ficará em caixas de farmácia. Vale a pena se cuidar.

Para finalizar este capítulo, vou lhe dar a dica mais importante para este e qualquer outro ano: Vista a pele de cada animal! Ao longo deste treinamento, você vai descobrir que existem animais de quem o Dragão não gosta. Alguns ele despreza, outros ele antipatiza, outros ele massacra e outros ele ajuda quando o favorece. Independente da energia que você carrega, você tem um dragão dentro de você.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o Dragão é o Estômago e tudo o que este meridiano controla e alimenta. Mesmo aqueles que retiraram o estômago cirurgicamente, ainda contam com dois meridianos principais por onde a energia do estômago caminha e cumpre com suas funções. Por esta razão, você pode fazer aflorar a energia do Dragão que vive em você. O que isto significa? Que você pode vestir a pele do Dragão, usar uma máscara de Dragão.

O Dragão é forte, exuberante, mágico, criativo, poderoso e ninguém é melhor que ele na forma de sentir, pensar e fazer as coisas. O Dragão é muito caprichoso, meticuloso e perfeccionista. Assim, vestir a máscara do Dragão significa despertar estas qualidades em você. Pense nas coisas que você faz e sinta-se o melhor. Comece dizendo: Ninguém é melhor que eu no que faço. Eu sou o melhor, e continuarei sendo o melhor porque até que alguém consiga me alcançar eu já estarei muito além de onde estou agora.

Você consegue acreditar nisso? Que você é o melhor no que faz? Se você consegue, parabéns! Você acabou de se transformar num Dragão e está pronto para se beneficiar deste ano. Se você não conseguiu, pergunte-se o porquê de não se achar o melhor no que faz. Pergunte-se o que falta aprender e desenvolver para que você possa acreditar que é o melhor e poder se beneficiar da energia maravilhosa que o Céu e a Terra estão nos proporcionando em 2012 – O Ano do Sucesso.

Bianca Brasil Komesu