Posted by on ago 22, 2012 in Cursos, Saúde

O Yoga nasceu na Índia 7.000 anos atrás com um grande espiritualista chamado Sada Shiva. Porque não havia escrita na época, seus ensinamentos foram transmitidos verbalmente de geração à geração. Somente 4.000 anos depois de Shiva, Pantajali reorganizou os ensinamentos do Yoga e sistematizou as técnicas.

O Yoga não é uma simples prática de exercícios corporais, ele envolve toda uma filosofia de controle da mente, da prática do bem e de se cultivar ações de perdão, auto-controle e de melhoria social. Os princípios do Yoga visam à disciplina e o equilíbrio individual e coletivo.

Seus exercícios, ricos em técnicas de respiração, meditação e condutas alimentares fazem com que o indivíduo adote uma postura positiva em relação à vida, pois proporciona saúde e bem-estar geral.

Sabemos que da mesma forma que muitos distúrbios orgânicos alteram nossas emoções, pensamentos e condutas, muitos distúrbios de nossas emoções, pensamentos e condutas também alteram o nosso organismo. Por isso, o Yoga trata o indivíduo de forma holística – total, levando em conta todos os aspectos da vida do ser humano e dando alternativas para mantê-los num equilíbrio constante.

A prática constante do Yoga nos fortalece emocional, mental e físicamente. Tornamo-nos mais preparados para lidar com as dificuldades e desafios que a vida nos apresenta, diminuindo assim o sofrimento.

Adote esta filosofia de vida, equilibre-se!

Bianca Brasil Komesu

 

Referência Bibliográfica

Ananda Marga. Material do Curso de Formação de Professores de Yoga. 2005.