Nossa MISSÃO é proporcionar saúde, equilíbrio e bem-estar ao ser humano através das Filosofias e das Práticas Orientais, atendendo às necessidades de cada pessoa, levando em conta sua história individual e sua fase de desenvolvimento pessoal.

Nosso OBJETIVO é que o Instituto Haikai torne-se um núcleo de referência em Práticas Integrativas e Complementares.

Nossos VALORES são fundamentados nos princípios triádicos da Medicina Tradicional Chinesa, onde o homem é um ser tri-uno, formado por corpo, mente e espírito, e que estas três partes devem agir em uníssono para que o equilíbrio da vida entre o céu e a terra seja possível.

Para tanto, escolhemos o Haikai como lema, cujo princípio é observar para poder compreender e ter a escolha de aceitar ou modificar a realidade.

O Haikai é uma prática poética de origem japonesa. Seus pequenos poemas têm três linhas, contendo na primeira e última linhas cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). Seu pequeno tamanho está relacionado com a busca da unidade de forma simples, para que se possa transmitir, lembrar e reviver rapidamente o sentimento, o pensamento e a ação que nele estão intrínsecas.

O Haikai surgiu no Japão no século XVI e seu poeta mais tradicional foi Matsuo Basho (1644-1694), um monge Zen que aperfeiçoou o estilo e o difundiu por todo o Japão na segunda metade do século XII. O nosso objetivo quanto a prática do haikai é tornar-se um com os enigmas da natureza e expressar através da escrita o momento da unidade percebida, momento este que só acontece quando há o equilíbrio espírito-mente-corpo.

Existem inúmeros benefícios em se praticar o haikai, dentre eles, tornar-se um com a natureza, desenvolver a disciplina, aumentar o poder de percepção e concentração, intuir e meditar sobre os acontecimentos sutis e praticar a escrita como arte e meio de expressão para se chegar ao objetivo desejado.

Venha tornar-se um Haijin: Observar, Refletir e Escrever sua própria história.